Por Marcus Alonso.
Empreender em seu próprio negócio é, quase sempre, o caminho escolhido para quem deseja a tão sonhada independência financeira e profissional. Contudo, há inúmeras opções de mercados e nichos, o que gera dúvidas na hora de escolher uma dessas alternativas, bem como qual será a melhor maneira de desenvolver essa atividade.
Para quem pensa em abrir uma franquia, mas não tem todo o montante necessário para iniciar esse empreendimento, nós temos uma boa notícia para você! Há também a opção de investir em uma microfranquia.
Mas você sabe o que é esse segmento de negócio? Conhece os motivos que tornam esse tipo de investimento uma ótima opção? É justamente sobre isso que abordaremos neste artigo! Então, continue esta leitura para saber mais sobre o tema!
O que é uma microfranquia?
Considera-se como uma microfranquia o empreendimento com valor inicial de investimento inferior a R$80 mil reais. E não é pelo fato de o investimento ser menor que signifique a representação de uma marca menos conhecida ou de baixo faturamento. As microfranquias têm uma estrutura reduzida e foco em produtos e serviços, muitas vezes, mais acessíveis.
Vale ressaltar que as microfranquias têm a mesma responsabilidade legal, sendo assim, deve estar em plena conformidade com a Lei de Franquias Nº 13.966/2019.
Gestão profissional
Assim como em uma franquia de grande porte, as microfranquias contam com toda a estrutura operacional e jurídica, além de estar sob processos de gestão profissional. Isso proporciona ao franqueado todo o apoio necessário para o desenvolvimento das atividades comerciais.
Ao contar com um ecossistema de gestão profissional o investimento apresenta melhores chances de sucesso e crescimento que, em consequência, trará melhores resultados financeiros.
Além disso, o franqueador tem todo o conhecimento profissional para implementar o treinamento necessário, bem como adotar as metodologias de aperfeiçoamento contínuo, além de estar apoiado pelo plano de negócio da franqueadora.
Benefícios de uma microfranquia
Há muitos benefícios que tornam o investimento em uma microfranquia uma ótima opção. Um deles é a comodidade de alguns nichos possibilitarem o trabalho em regime Home Office, porém, isso não é necessariamente o padrão de todas as microfranquias.
São garantidos os mesmo direitos e deveres de uma franquia de porte normal, assim, o investidor garante um certo nível de estabilidade. Mas devem ser tomadas as mesmas medidas e cuidados ao abrir este tipo de negócio. Analisar bem a franqueadora, conversar com outros franqueados, conhecer o mercado, são alguns dos cuidados que devem ser adotados.
Outro ponto de grande vantagem de investir em uma microfranquia é o fato do custo compartilhado em propaganda, publicidade e divulgação do negócio. Certamente isso proporcionará a maximização dos ganhos e a dissolução dos gastos.
Por fim, a padronização das instalações é um grande benefício para quem visualiza em uma microfranquia uma opção de investimento. Com isso, o investidor economiza com o desenvolvimento da identidade da marca, além de contar com o apoio da franqueadora no planejamento dos custos das instalações do empreendimento.
Diante de tudo que foi exposto nesse artigo fica inegável as vantagens de investir em uma microfranquia, onde o investidor passa a ser dono do seu próprio negócio, além de contar com o apoio de uma marca já estruturada no mercado
Marcus Alonso é especialista em formatação e expansão de franquias, e sócio diretor da consultoria We Franchise
Comments