Por Mauricio Salkini.
Esse ano não será igual aquele que passou **, nenhum ano será ou foi igual. O ano de 2021 se apresentou como mais trabalhoso, com mais lições e mais desgastante de toda a minha trajetória de franqueado de chocolate.
Esse ano demandou acompanhamento das decisões oficiais e articulações (claras e transparentes) que nos possibilitasse atender os clientes, com restrições em obediência ao decreto da municipalidade. Tudo a véspera da principal data do ano. Tenso!
Os questionamentos a cerca dos métodos de restrições não me cabiam enquanto empresário. Foquei no possível e no cumprimento do decreto. A empresa legalista é perene e respeitada pela sociedade.
Vivi nesses dias uma franquia que conseguiu integrar vários canais: WhatsApp, APPs de delivery, vendas no site, telefone fixo e na própria loja. Tudo junto, online e ao mesmo tempo. Foi uma operação para constar no currículo, parte " mandei bem ".
A franqueadora partiu da teoria das lives, o famoso Ommichannel, para a prática com apoio aos franqueados. Marcou golaço nessa jogada, tabelinha entre os apps e integradores. Golaço!!!
Escutávamos poesia no agradecimento dos clientes que impossibilitados de sair de casa conseguiram presentear filhos e netos com o tradicional ovo de chocolate.
Também é poético que a loja seja composta por múltiplas facetas do ser humano. Assisti a meta ser batida por uma senhora (que está desde da inauguração da loja) com o estagiário com menos de 3 meses. Tínhamos primeiro emprego, grávida, mães, pai e avó lado a lado, dia a dia. Formamos um time colorido na pele, diverso na idade e campeão nas metas.
Encontrei essa poesia na quinta, véspera da sexta santa, em uma carta de amor que escrevi para o meu filho. Na Páscoa nos afastamos fisicamente para pode me dedicar a loja. Letras, com ou sem rima, cheirando a chocolate, que amenizou a saudade deste pai latino americano, sem saldo na conta, preocupado com a superação desta pandemia (nosso estoque é perecível e com validade curta).
Se cuide, que Deus nos proteja e que a gente viva muitas outras Páscoas.
* Omnichannel é uma estratégia de uso simultâneo e interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre online e offline, aprimorando, assim, a experiência do cliente. Essa tendência do varejo permite a convergência do virtual e do físico.
** Musica
Mauicio Salkini - Administrador, Pedagogo Social e Gestor no varejo. Membro do Grupo de Pesquisa em Pedagogia Social – PIPAS/UFF, empresário desde de 1990, com experiência no Bobs, Kopenhagen e Rei do Mate (nesta franquia também conselheiro). Vencedor do premio Ser Humano ABRH 2019. Conselheiro do Projeto Grael. Iniciante na arte dos versos e das rimas. Pai do Artur e flamenguista. . Artigos na Revista da Pedagogia Social UFF, no portal Central das Franquias e na Revista N. Conteúdo no Instagram como @mauriciosalkini e Podcast "Trilogia saudável" (Spotify ou Anchor)
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