Por Simone Tavares.
Como sair de uma dívida de R$ 1,5 milhão para um faturamento de R$ 50 milhões? Essa poderia ser a pergunta de um milhão de dólares, mas é a história de Túlio Fonseca, sócio fundador da Energy Brasil, maior rede de energia solar do país com mais de 400 franquias.
Em 2018, Fonseca vivia um dos piores momentos de sua vida. Pela terceira vez, um negócio pelo qual se dedicou não deu certo. Era o fim de uma sociedade que o deixou com uma dívida de R$ 1,5 milhão. Como se isso não bastasse, havia penhorado o próprio carro e hipotecado a casa dos pais. O que fazer?
Apesar de tudo, Fonseca enxergou uma oportunidade nessa jornada. "Pensei em quanto poderia ajudar as pessoas a conquistarem sua liberdade energética", conta.
Então, em 2018, decidiu usar esse conhecimento e os relacionamentos construídos para abrir uma empresa, a Energy Brasil. Falou com um fornecedor de painéis fotovoltaicos, agendou uma reunião e jogou toda sua energia nesse projeto.
O primeiro desafio surgiu logo no começo. Sem dinheiro para custear a passagem aérea, Fonseca teve de recorrer a uma "carona" no avião de um amigo. Ali, teve um insight. Momentos antes de pousar, olhou pela janela, viu aquela imensidão de telhados residenciais.
"Aquilo me deu uma certeza do que eu estava indo fazer. O negócio da energia solar está aí, não apenas nas usinas e fazendas, mas nas casas".
Fonseca foi para a reunião ainda mais motivado e saiu de lá com uma resposta positiva para o futuro da Energy Brasil. Agora, a missão era outra: encontrar um sócio. Foi aí que Marcelo Macri, amigo com quem trabalhou em outra franquia, entrou na jogada. Até então, o "escritório" da Energy Brasil era uma vaga sublocada dentro da empresa de um amigo. "Eu pedi carência de 90 dias para o aluguel", lembra o sócio-fundador.
Marcelo Macri, sócio-diretor
Fonseca e Macri formataram o negócio e começaram a vender franquias em 2019 com três modelos. No Home, o franqueado tem seu próprio negócio dentro de casa. Já no Store, o investidor possui uma estrutura física padronizada e a identidade visual da marca em uma loja exclusiva da Energy Brasil. Há ainda o modelo Store in Store, no qual o lojista adapta seu comércio para comercializar os produtos e a mão de obra da rede.
No final daquele ano, a Energy Brasil já tinha 100 franquias. "Foi um crescimento muito rápido. Em dezembro, eu já tinha pagado 95% da minha dívida de R$ 1,5 milhão", destaca Fonseca. Em 2019, a rede faturou R$ 10 milhões, mas era só o começo.
Então, em 2020 veio a pandemia. Muitos setores foram afetados pela crise, mas a Energy Brasil seguiu forte. Ao final do ano já eram 300 franquias e um faturamento de R$ 50 milhões.
"Queremos democratizar a energia solar no Brasil, por isso, oferecemos projetos para residências, comércio e áreas rurais", completa Macri.
Em vem novidade no segundo semestre. A Energy Brasil começará a oferecer o modelo container para operação em lugares como postos de gasolina ou terrenos próximos a condomínios residenciais, da store.
"Queremos ser referência nacional. As pessoas precisam entender que energia solar é acessível e sem complicações, por isso, vamos expandir essa visibilidade nas áreas residenciais", afirma Fonseca.
Até o fim deste ano, a Energy Brasil tem como meta alcançar 600 unidades e bater um faturamento de R$ 120 milhões.
"A energia solar já é o presente e cada vez mais o futuro. Ultrapassamos o número de 400 franquias em três anos e vamos continuar a expandir nesse ritmo forte", finaliza Macri.
Para adquirir uma franquia da Energy Brasil, o investimento é a partir de 30 mil. O prazo de retorno estipulado é entre 6 e 12 meses, dependendo do modelo escolhido.
Sobre a Energy Brasil
A Energy Brasil é a maior franquia de energia solar do país, presente em todos os estados com mais de 400 unidades. A rede comercializa, instala e faz a manutenção de produtos e equipamentos de energia fotovoltaica para residências, comércios, indústrias e propriedades rurais. Com o propósito de popularizar a energia solar no país, em 2021, a Energy Brasil tem como meta atingir 600 franquias.
Comments